Como minimizar riscos de quedas de plataformas


minimizar_riscos_de_quedaQuando pensamos em trabalho em altura, o primeiro acidente (e o mais grave também) que nos passa pela cabeça são as quedas. Embora pensemos que o equipamento é seguro e oferece a proteção necessária, ele não pode oferecer 100% de garantia de que um acidente não ocorrerá, e por isso certas práticas são necessárias para minimizar o risco de quedas.

Muitas das quedas ocorridas durante o trabalho são causadas por erro do operador ou uso inapropriado do equipamento. Essas razões incluem:

  • O operador não estar utilizando o equipamento de proteção correto e não estar preso ao ponto de ancoragem da plataforma
  • Ejeção do operador da plataforma por causa de um choque ou equipamento preso em outro veículo, o que causa movimentos inesperados.
  • Operador sobe no guarda corpo ou passa para o lado de fora da plataforma
  • A área segura da plataforma é ultrapassada pelo operador, que chega na borda.
  • Problemas com os componentes da plataforma, não identificados por uma inspeção mal realizada, que podem precisar de manutenção.

Uma das melhores maneiras de prevenir quedas é por meio do treinamento e familiarização adequados do operador e uma análise de riscos deve ser considerada dependendo do trabalho a ser realizado.


Como resolver os problemas mais comuns e evitar as
quedas causadas por eles?

Plataforma presa em outro veículo
Restringir a área de trabalho à volta da plataforma elevatória
Operador subindo nos guarda corpos
Verificar treinamento realizado, e se necessário, passar outro treinamento. É bom também melhorar a supervisão do trabalho e, se for o caso, subir mais a plataforma e aumentar o número de equipamentos de proteção.
Plataforma atinge um obstáculo ou desnível
Fazer uma rápida pesquisa e alterar a rota de trabalho da plataforma.
Operador saindo da plataforma em operação
Treinar o operador novamente, aumentar a supervisão sobre o trabalhador e utilizar equipamentos corretos que impeçam essa prática.

A Hillco oferece treinamentos para operação e manutenção de plataformas elevatórias. Confira nossos serviços!

Comente pelo Facebook