Como saber se você está propriamente treinado para operar plataformas


Venda de Plataforma TelescópicaToda e qualquer discussão ou análise em termos de segurança na hora do trabalho em construção ou em altura com certeza coloca em primeiro plano o treinamento dos operadores. É impossível que seja permitido a um funcionário não treinado devidamente a operação de máquinas como plataformas elevatórias e escavadeiras, por exemplo.

Operadores de plataformas aéreas precisam dedicar-se muito e realizar uma grande quantidade de aulas e tarefas antes de operar qualquer equipamento, começando pela leitura e total compreensão do manual de operação e segurança da plataforma. Baseando-se nesse conteúdo, os operadores precisam criar uma rotina própria para que todas as medidas de segurança expostas ali sejam seguidas à risca em todos os dias de operação.

Treinamento e proficiência

Operadores de plataformas elevatórias precisam completar o treinamento e demonstrar total domínio e proficiência na operação do equipamento, tudo sob supervisão de uma pessoa com experiência e qualificação suficiente para tal função. Entre outros aspectos, o treinamento deve cobrir os seguintes pontos:

  • Uso e limitação dos controles da plataforma quando no alto e no solo, controles de emergência e sistemas de segurança
  • Etiquetas de controle, instruções e avisos na máquina
  • Regras da empresa e regulamentos governamentais (no caso do Brasil, a NR 18 rege as práticas)
  • Uso de equipamento de proteção contra quedas aprovado e completo, caso necessário.
  • Pleno conhecimento de todas as operações mecânicas do equipamento, com a habilidade de reconhecer problemas e mal funcionamento de quaisquer peças ou sistemas internos.
  • Conhecer e entender as maneiras mais seguras de operar a máquina em caso de obstruções no caminho, veículos em movimento nos locais próximos, depressões, buracos ou possibilidades de queda do equipamento no solo.
  • Compreender totalmente como lidar em casos de fontes de energia elétrica e/ou condutores próximos.
  • Lidar com demandas específicas de trabalho (diferentes aplicações do equipamento), externas e internas.

Além disso, deve ser disponibilizado ao operador todo o equipamento de segurança necessário. Ele deve incluir botas, capacetes, luvas, óculos e proteção pessoal no caso de quedas.

Inspeção e manutenção

A inspeção e a manutenção das plataformas andam de mãos dadas com o treinamento do operador, tudo para garantir total segurança no uso do equipamento. Embora seja obrigatório ao proprietário da máquina a realização de inspeções anuais e manutenções rotineiras, o operador tem um papel muito importante na manutenção da máquina ao realizar uma pequena inspeção pré-uso.

A Hillco oferece treinamento para quem deseja operar e trabalhar com manutenção de plataformas elevatórias. Conheça nossos serviços!

Comente pelo Facebook