Cuidados ao operar plataformas aéreas


Scenography_during_filmmaking_of_'Black_Thursday'_on_ulica_Świętojańska_in_Gdynia_-_3Plataformas aéreas são extremamente importantes e cada vez mais usadas em obras e diferentes trabalhos nos dias de hoje, no entanto, elas também são extremamente perigosas se operadas da maneira errada ou por profissionais não capacitados.

Antes de iniciar o trabalho, o profissional capacitado deve realizar uma inspeção visual e operacional em todas as funções do equipamento, assegurando que tudo esteja perfeito para funcionar sem nenhuma pane ou defeitos.

Todo e qualquer procedimento que exija atenção do operador deve ser feito sempre olhando o manual oferecido pelo fabricante. Ele deve estar no equipamento (segundo a NR-18 Portaria 15, o manuel é parte integrante do equipamento), ao lado do operador em todos os momentos, para que seja possível a consulta a qualquer sinal de dúvida ou instabilidade.

Cuidados durante a operação

  • O operador deve afastar-se de rampas, obstáculos aéreos e áreas com quaisquer tipos de desnível. Caso a superfície seja somente irregular ou tenha leves declives, deve-se operar o equipamento devagar.
  • Afastar-se das redes elétricas.
  • O trânsito de pessoas na área de operação deve ser evitado ao máximo.
  • A plataforma não deve ser usada no caso de chuvas.
  • Na hora de descer, é importante verificar se não há máquinas ou pessoas por perto.
  • Nunca nenhum tipo de pessoa que não seja qualificada deve subir na plataforma.

Lembre-se sempre. Segurança em primeiro lugar!

Comente pelo Facebook