Cuidados com a segurança começam antes de subir na plataforma


800AJ 25000Operar qualquer tipo de máquina, da mais simples à mais complexa, oferece riscos. No entanto, no caso das plataformas elevatórias existem alguns riscos a mais. Além dos possíveis acidentes na operação, existem as quedas e até mesmo os atropelamentos, portanto é melhor que certas precauções sejam tomadas antes mesmo de operar a plataforma, para que os riscos sejam minimizados.


Cuidados gerais ao operar uma plataforma elevatória

Os cuidados gerais são a base de qualquer trabalho a ser realizado na plataforma, e devem ser seguidos à risca para que não haja nenhum perigo.

  • De maneira alguma suba em uma plataforma elevatória sem antes ter realizado o curso de treinamento e ser familiarizado com aquele equipamento.
  • Leia e entenda o manual da máquina, seguindo passo a passo as instruções do fabricante. Mantenha-o sempre próximo para quaisquer consultas que forem necessárias.
  • Não deixe a plataforma próxima de dispositivos hidráulicos, mecânicos ou elétricos, na hora da operação isso pode impedir alguma manobra necessária ou causar acidentes!
  • Esteja sempre utilizando os equipamentos de segurança necessários.

Após os cuidados primários estarem prontos e compreendidos, existem passos extremamente importantes a serem realizados antes de operar a plataforma.

Verificações necessárias antes de operar a plataforma elevatória

  • Faça uma rápida inspeção em toda a máquina para garantir que tudo está em seu devido lugar. Olhe se não há nada desligado ou obstruindo qualquer movimento que terá que ser realizado.
  • Cheque todas as funções e controles e garanta que todos eles estão em perfeito funcionamento, sem nenhum defeito ou barulho incomum, caso haja, não insista e chame a equipe de manutenção!
  • Devem ser checados também todos os dispositivos de segurança, bem como todos os equipamentos de segurança (individuais ou não), novamente.
  • Talvez esse seja um dos passos mais importantes de todos: caminhe pela área à volta da plataforma, tenha certeza de que nada obstruirá o caminho da máquina e de que não há nenhum perigo para sua operação no perímetro que será utilizado. Tenha em mente também os trabalhadores que estiverem trabalhando por ali e os dispositivos de segurança utilizados por eles para delimitação de espaços.
Comente pelo Facebook