Importância da manutenção em plataformas elevatórias


A importância na manutenção de plataformas elevatórias

As plataformas elevatórias são equipamentos para trabalhos com altura, usadas em diversas atividades, em vários ramos como: construção, instalação, inventário, manutenção, pintura, etc.

Ela pode ser acionada por fonte elétrica ou à diesel e geralmente é usada em locais que não se tenha andaimes ou similares, ela não exige instalação, economizando assim tempo e mão de obra na elevação de pessoas e materiais.

Trata-se de um equipamento muito útil por fornecer suporte para trabalhos em altura, mas como qualquer equipamento ela necessita de manutenção.

As revisões devem ser executadas por profissionais treinados, pois um erro pode causar problemas. Durante a operação da plataforma existem chances do operador se ferir e para reduzir qualquer possibilidade de acidente por falha do equipamento é fundamental realizar manutenções preventivas.

Dentre os acidentes mais comuns na plataforma de trabalho estão:

  • Quedas
  • Colisões
  • Atropelamentos
  • Contato com fonte de calor/eletricidade

Além disso a Norma Regulamentadora 18 (NR 18) determina manutenção preventiva de acordo com as recomendações do fabricante. Também é possível entronar na Norma que os equipamentos que ficarem parados por um período superior a 3 meses, devem ser submetidos à manutenção antes do retorno à operação.

A manutenção preventiva das plataformas podem ajudar a empresa a não ter um equipamento inutilizado ou a sofrer processos trabalhistas por decorrência de acidentes nas plataformas por falta de manutenção.

Conte sempre com uma empresa que forneça todo o suporte necessário para suas plataformas elevatórias, conte com a Hillco!

Comente pelo Facebook