Mudanças nas normas visam reduzir número de acidentes de trabalho em altura


Venda de Plataforma ArticuladaA expansão econômica no país trouxe também o aumento no uso de plataformas elevatórias. Somente em 2012 foram introduzidas no mercado 6.035 novas unidades dessas máquinas, que são consideradas o melhor método para movimentação de pessoas e profissionais que trabalham em altura, independente do serviço que executam. Estudos provam que a produtividade pode dobrar somente por meio do uso desses equipamentos.

O mercado de trabalho em altura começou a mudar após a publicação da NR-18, em julho de 2007, que foi o que alavancou esse crescimento. No entanto, ainda que haja maior eficiência com tais veículos, o trabalho em altura ainda é extremamente perigoso. Visando diminuir os acidentes, o texto da NR-18 já foi alterado diversas vezes.

Enquanto a Norma falava pouco sobre a questão específica do trabalho em altura, as mortes por queda de objetos e trabalhadores chegava a 50% do total de acidentes. Atualmente, as mudanças nas normas estão sendo mais direcionadas a aspectos legais e normativos para esse tipo de trabalho. Outras normas pouco falavam sobre a diminuição do risco de quedas, e hoje já existem 37 normas regulamentadoras com força de lei.

Uma das funções mais importantes que está sendo implementada nas normas é sobre o sinaleiro, que é uma função tão importante quanto o próprio operador, pois apoia a operação em terra, e às vezes esses profissionais não sabem nem o básico, como ler, escrever ou até mesmo as funções mais primárias da movimentação dos veículos, o que acaba fazendo com que eles sofram acidentes graves, já que trabalham no chão.

Para que os acidentes com quedas e até mesmo por falta de conhecimento do trabalhador diminuam, é necessária a capacitação plena de todos os profissionais que trabalharão na obra ou no serviço em questão que exija o uso de plataformas elevatórias. É por isso que a Hillco oferece cursos de capacitação para operadores e manutenção dessas máquinas, garantindo que o trabalhador seja familiarizado e esteja pronto para operar sem problemas as plataformas. Conheça nossos serviços!

Comente pelo Facebook