Plano de resgate é importante


Plano de resgate é importanteMuitas companhias têm planos de proteção contra quedas, pois os empregadores sabem que precisam manter o local de trabalho seguro o suficiente para que não haja nenhum acidente do tipo. Mas não é só isso que deve ser pensado.

Às vezes não é possível evitar uma queda, seja por problemas na plataforma ou por mau uso do equipamento, por isso é importante que a empresa se preocupe em contratar um plano de resgate.

Quedas são avaliadas frequentemente como as emergências mais comuns no trabalho em altura, e também as ocorrências que mais violam o protocolo padrão de segurança em vigor, e por isso prevenir não deve ser nunca a única coisa a ser levada em conta, e sim o resgate de um funcionário acidentado para que ele não sofra possíveis lesões decorrentes de um socorro demorado.

Deve-se ter em mente que parte dos próprios equipamentos utilizados para prevenção de quedas podem oferecer perigos para um trabalhador acidentado, podendo deixá-lo suspenso no ar ou até mesmo causar fraturas e outros problemas mais graves.

Planos de resgate não precisam necessariamente ser complicados. Em algumas situações, uma escada pode fazer o trabalho todo e o próprio trabalhador pode auxiliar seu resgate. Planos simples funcionam desde que eles sejam treinados e testados antes de um acidente ocorrer, para evitar surpresas inesperadas e também para que o resgate seja mais rápido e eficiente.

O que incluir em um plano de resgate?

  • Qual é o contato do serviço profissional de resgate disponível (Corpo de Bombeiros, por exemplo)? Quais as instruções de imediato?
  • O equipamento de resgate está disponível e pronto para uso?
  • Quais obstruções estão no caminho até o trabalhador acidentado?
  • Como será assegurado o resgate dentro de 15 minutos após a ocorrência de uma queda para que as lesões posteriores ou morte por suspensão sejam evitadas?
  • Como a segurança dos profissionais de resgate será garantida?
  • Quais sistemas de comunicação serão usados entre o trabalhador suspenso e a equipe de resgate?

Embora a principal preocupação seja sempre evitar as quedas, elas podem ocorrer, e ocorrem com certa frequência. Por isso você sempre deve ter um plano de resgate!

Comente pelo Facebook