Principais acidentes na operação de plataformas elevatórias


Venda de Plataforma TelescópicaComo já sabemos, todos que desejam operar uma plataforma elevatória devem ser bem treinados e estar familiarizados com o equipamento que irão trabalhar. Isso é essencial

No entanto, embora os treinamentos sejam completos e o operador seja totalmente apto a exercer a função, acidentes podem ocorrer, seja por falta de atenção do trabalhador ou por simples acaso.

Para que sirva de alerta para os envolvidos em trabalhos que necessitam do uso de plataformas elevatórias, os principais acidentes que podem ocorrer na operação dessas máquinas são:

Quedas

As quedas podem ocorrer de diversos níveis de altura, sendo alguns deles, logicamente, extremamente perigosos.

Para evitar esse tipo de acidente, deve-se sempre carregar o equipamento de proteção individual e usá-lo da maneira correta, sem descaso. Tudo é necessário para garantir a segurança.

É bom sempre lembrar que as quedas não apontam só aos operadores, mas também às ferramentas e à própria viragem do equipamento.

Colisões

São muito comuns também as colisões da plataforma com barreiras das mais variadas formas (paredes, tetos, muros).

Entram nessa questão também as batidas em desníveis, que ocorrem devido ao mal uso do manual de instruções, que delimita as inclinações máximas para subida e descida com a máquina.

Atropelamentos

Por se tratar de um veículo e estar sendo operada em um local com mais pessoas, é comum que alguns trabalhadores acabem entrando por acidente na área em que a plataforma está sendo operada, o que pode acarretar o contato direto da máquina com o trabalhador.

Isso é um erro que pode ser corrigido. Basta isolar a área de trabalho das máquinas da área de trabalho dos operários que estão no solo.

Contato com fontes de calor/eletricidade

Quando pensamos em um cenário de obra, muitas coisas ocorrem ao mesmo tempo. Muitos equipamentos, trabalhadores e materiais químicos são usados no mesmo local.

Por isso, deve-se tomar cuidado e evitar o contato da plataforma com certos materiais e temperaturas, bem como com fontes de energia. Ao encontrar alguma dessas situações, a plataforma pode ter problemas em seu funcionamento que podem atrapalhar a eficiência do trabalho.

Para dicas de como trabalhar de maneira segura em sua plataforma elevatória, consulte o artigo “Cuidados ao operar plataformas aéreas”.

Comente pelo Facebook