Principal causa de acidentes fatais em plataformas são choques elétricos


640px-EletricistasNos Estados Unidos, uma média de 25 trabalhadores morrem por ano ao utilizar plataformas elevatórias. Isso significa de 2 a 3% de todas as mortes relacionadas ao trabalho em construção no país.

As causas mais comuns são: choques elétricos, quedas de funcionários do equipamento e quedas dos próprios equipamentos.

Segundo pesquisadores americanos, os eletricistas são os que sustentam a maior porcentagem das mortes (25%), seguidos dos trabalhadores de construções (15%), funcionários responsáveis por instalações e reparações elétricas (13%), pintores (8%) e carpinteiros (5%).

As plataformas elevatórias articuladas são as que detém o maior número de acidentes fatais (70%).

  • Metade das quedas de plataformas articuladas envolvem ser ejetado do cesto após o choque com veículos, guindastes ou objetos que caem.
  • Dois terços das mortes por colapso da plataforma, ocorrem devido à quebra do cabo de proteção ou queda do cesto. Um terço é vítima de capotamentos da plataforma.
  • Aproximadamente 50% das mortes por choque elétrico envolvem contato do corpo com fios carregados, e um número um pouco menor (30 a 35%), por causa do contato do cesto com os fios.
  • Na maioria das mortes causadas por causa de funcionários prensados no mecanismo da plataforma, o trabalhador foi encontrado entre o ‘’parapeito’’ do cesto e alguns objetos como pedaços de telhados.

As plataformas elevatórias do tipo tesoura causam um pouco menos acidentes fatais (25%) e na maioria das vezes suas causas são desconhecidas embora seja muito comum encontrar trabalhadores prensados entre os mecanismos de elevação.

A principal causa de mortes são os choques elétricos: previna-se!

  • Trabalhadores que não envolvem-se em atividades que tenham a ver com eletricidade devem manter-se longe dos fios carregados
  • Evite ‘’trancos’’ desnecessários no veículo para evitar que o cesto vá de encontro aos fios.

Além disso, outro fato que deve ser levado em conta sempre: os veículos só devem ser operados por trabalhadores treinados e familiarizados com os equipamentos.

A Hillco oferece treinamento de operação com certificação para operar plataformas elevatórias, conheça nossos serviços!

Comente pelo Facebook